13 found
Order:
  1.  12
    Do fundamento moral à forma da normatividade.Adriano Naves de Brito - 2023 - Philósophos - Revista de Filosofia 28 (1).
    O texto articula o itinerário da investigação do autor a partir da pergunta pelo fundamento da moral até a emergência de uma concepção naturalista própria. Entre um ponto e outro, mostra as dificuldades para articular ação, valor e dever —a normatividade— sob um ponto de vista imanente. O eixo em torno do qual os elementos básicos da moralidade estão ligados no diapasão naturalista é a descrição da estrutura da normatividade com base nos quereres recíprocos e reflexivos. A normatividade, segundo essa (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  28
    O papel da empatia e das emoções nas distinções morais/The role of empathy and emotions in moral distinctions.Matheus de Mesquita Silveira & Adriano Naves de Brito - 2013 - Natureza Humana 15 (2).
    Este artigo tem como tema central o problema do fundamento das distinções morais, conforme proposto por David Hume na obra Investigações sobre os princípios da moral e, mais especificamente, o problema da motivação moral, tomando como foco o papel que as emoções e a empatia têm no comportamento em sociedade de animais de vida social complexa. No que tange a essa questão, a importância dada aos afetos pela tese humeana será relacionada com a teoria evolucionista. A fim de ilustrar esse (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  3. Naturalism: Contemporary Perspectives.Juliano Santos do Carmo, Flávia Carvalho, Clademir Araldi, Carlos Miraglia, Alberto Semeler, Adriano Naves de Brito, Sofia Stein, Marco Azevedo & Nythamar de Oliveira - 2013 - NEPFIL online | Dissertatio's Series of Philosophy.
    The basic assumption present in these articles is that naturalism is highly compatible with a wide range of relevant philosophical questions and that, regardless of the classical problems faced by the naturalist, the price paid in endorsing naturalism is lower than that paid by essentialist or supernaturalist theories. Yet, the reader will find a variety of approaches, from naturalism in Moral Philosophy and Epistemology to naturalism in the Philosophy of Language, Philosophy of Mind and of the Aesthetics.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  9
    Etica e política.Adriano Naves de Brito, José N. Heck & Suzana Albornoz Stein (eds.) - 1997 - Goiânia: Editora UFG.
    O livro reúne 19 artigos apresentados no I Simpósio Internacional de Ética e Política (Mestrado em Filosofia da UFG, 1996). Embora demarcado por limites - sejam inerentes à própria reflexão filosófica, sejam contigentes à abordagem conceitual do tema -, o tema da ética na política oferece contribuições para uma ação com o bem comum. Os textos recuperam aspectos da história do pensamento político ocidental, como também dão seguimento a essa história, oferecendo argumentos para a abordagem teórica da ética e da (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  31
    Hume E o empirismo na moral.Adriano Naves de Brito - 2001 - Philósophos - Revista de Filosofia 6 (1/2).
    O que pretendo defender neste texto é que uma posição empirista na moral é compatível com uma pretensão de validade intersubjetiva de juízos morais. Essa pretensão deve, nesse caso, estar calcada na naturalização dos fundamentos da moralidade, mas tem de conviver com limites acerca da justificação de enunciados de valor. Para defender esse ponto, sirvo-me da filosofia moral de Hume, como ele a expôs no seu texto Uma investigação sobre os princípios da moral. No que diz respeito à filosofia de (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  6.  24
    Hume e o entendimento humano:estudo introdutório.Adriano Naves De Brito - 1997 - Philósophos - Revista de Filosofia 2 (2):03-24.
    Este trabalho é um estudo introdutório e didático da concepção humeana do entendimento humano.Na primeira parte apresento a concepção empirista em que Hume se inscreve, na segunda são sumariados os principais aspectos de sua teoria acerca do entendimento humano e na última parte teço algumas considerações a propósito do papel da linguagem e do juízo nesta teoria. .
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7. Hume ou Kant?Adriano Naves de Brito - 2002 - Philósophos - Revista de Filosofia 7 (2).
  8.  6
    Interação comunicativa: aproximações filosófico-lingüísticas.Adriano Naves de Brito & José N. Heck (eds.) - 2000 - Goiânia: Editora UFG.
    Considerando a relevância da interação entre os homens, e que se dá de maneira privilegiada no âmbito dos processos comunicativos, filósofos e lingüistas do Brasil e da Alemanha juntaram-se para investigar o fenômeno da interação comunicativa. Os resultados dessa investigação estão reunidos nos artigos desta coletânea.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9. Naturalist fallacy and moral naturalism: Do and ao must want through.Adriano Naves de Brito - 2010 - Kriterion: Journal of Philosophy 51 (121):215-226.
  10. Volume 8 número 1 ano 2003.Adriano Naves de Brito - 2003 - Philósophos - Revista de Filosofia 8 (1).
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11. Volume 9 número 2 ano 2004.Adriano Naves de Brito - 2004 - Philósophos - Revista de Filosofia 9 (2).
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12. Volume 8 número 2 ano 2003.Adriano Naves de Brito - 2003 - Philósophos - Revista de Filosofia 8 (2).
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13. Will, Value, and the Fact of Reason1.Adriano Naves de Brito - 2008 - In Valerio Hrsg V. Rohden, Ricardo Terra & Guido Almeida (eds.), Recht Und Frieden in der Philosophie Kants. pp. 23.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark